13 Abril 2018 | Grande Auditório FCT NOVA

Diana Catarino

Diana Catarino

Diana Catarino

Diana Catarino, natural de Leiria, nasceu numa família de músicos e iniciou os seus estudos musicais aos 3 anos na Sociedade Artística Musical Pousense com o maestro Alberto Roque, tendo prosseguido posteriormente para a Escola de Música do Orfeão de Leiria. Em 2017 obteve o grau de Mestre em Saxofone (variante de Ensino da Música) pela ESML/ IPL. É licenciada em saxofone pela mesma escola (Prof. José Massarrão) desde 2009. Em França obteve um DEM em saxofone clássico pelo Conservatoire de Région de Musique et Danse de Lyon (Prof. Jean Denis Michat) em  2011, estudou jazz na American School of Modern Music of Paris e iniciação à composição no Conservatoire de Boulogne-Billancourt-Paris 92 (Prof. Jean-Luc Hervé).

 

Ao longo dos anos completou a sua formação académica assistindo a várias "master classes" com saxofonistas e compositores tanto a nível nacional como a nível internacional.

Participou em vários concursos nacionais e internacionais onde ganhou: 
2003 - 1º Prémio Exaequo no 'Concurso Os Melhores Alunos 2002-2003' (SAMP) 
2004 - 2º Prémio no Concurso de Melhores Alunos (EMOL); 
2005 - 1º Prémio com o duo de saxofones no Concurso de Melhores Alunos (EMOL);
2007 - 3º Prémio no Concurso Internacional de Saxofone Vítor Santos (FISP Palmela);
2008 - 3º Prémio no Concurso Internacional de Terras de La Salette (Oliveira de Azeméis). 

Em 2014, foi distinguida com a 'Homenagem de Mérito' da freguesia de Maceira, concelho de Leiria.

Em 2009 tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da ESML o Concerto para Saxofone e Orquestra de A. Glazunov, teve ainda várias participações orquestrais como integrante, tendo sido membro permanente da Nova Orquestra de Lisboa e Lusitanus Ensemble. Atualmente integra a Orquestra Marquês de Pombal, Leiria onde é 1.º saxofone. 

 

Diana trabalha frequentemente em colaboração com compositores portugueses e estrangeiros a destacar a criação da Sonata para saxofone e piano de Tiago Derriça (publicada pela AVA Musical Editions), dedicada a si, as estreias de Wandering e Cradle Song de Gonçalo Gato e estreia da banda sonora do filme ‘La bas la mer’ com música do compositor Phivos-Angelos Kollias.

Como oradora participou no TEDxYouth Leiria com a talk ‘Um saxofone que ri’ e apresentou o seu trabalho de investigação no âmbito da Tese de Mestrado no EurSax’17- Porto, 2.º Congresso Europeu de Saxofone com a conferência ‘A influência dos problemas de embocadura na qualidade da emissão em estudantes de saxofone- estratégias pedagógicas’.

Lecionou em vários conservatórios e escolas de música por todo o país, atualmente é professora na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues- Física de Torres Vedras.

Como performer, Diana apresenta-se como uma saxofonista eclética que circula por vários estilos musicais diferentes e que rejeita rótulos. Produz-se regularmente tanto a solo, como freelancer, em eventos, integrada em diferentes bandas e projetos, integrada em orquestras, na música clássica, contemporânea, ligeira e jazz. O objetivo é chegar ao coração do público e expandir os limites da criatividade.